Repertório de Bach

É composto de 38 essências além do composto Rescue Remedy. Dr. Edward Bach não satisfeito com os procedimentos e tratamentos médicos da época (1930), dava mais importância ao doente e ao seu estado emocional e mental do que à doença em si. Observando o comportamento das pessoas, decidiu separá-las em grupos de semelhança e começou a sua pesquisa sobre as plantas. Da observação do comportamento originaram os 7 grupos de semelhança:


Grupo do Medo

Mimulus

Trabalha os medos concretos cujo objeto é conhecido. Para os tímidos, reservados e  receosos. Ajuda a desenvolver a capacidade de lidar com a sua própria sensibilidade e a agir com base nos anseios da alma.

 
Aspen

Trabalha os medos obscuros ou sem explicação aparente. Medo de que algo possa acontecer sem saber exatamente o que é. Ajuda a trazer confiança, paz e tranqüilidade.

 
Rock Rose

Trabalha o terror, o pânico. Para quando não há aparentemente esperança, saída e  salvação. Ajuda a resgatar o equilíbrio em situações limites.

 
Cherry Plum

Trabalha o medo de realizar coisas ruins, desagradáveis, mas mesmo assim tem o impulso de fazê-las. Ajuda a trabalhar o auto-controle.

 
Red Chestnut

Trabalha situações de simbiose e dependência. Preocupação excessiva do que pode acontecer com o outro; a partir do medo de que coisas ruins venham a acontecer.

 
Water Violet

Trabalha os comportamentos tranqüilos, autoconfiantes, independentes, mas arrogantes, indiferentes e de superioridade exacerbada. Ajuda o entendimento de que todos somos iguais.

 
Impatiens

Trabalha a rapidez de raciocínio e ação. Para pessoas que não compreendem o tempo dos outros e o tempo para o acontecimento das situações. Ajuda a trazer a tranqüilidade, a compaixão a partir da aceitação do ritmo interno dos outros.

 
Heather

Trabalha a necessidade de falar compulsivamente de si mesmo; para pessoas totalmente centradas em si. Ajuda a sociabilização equilibrada, a percepção do vazio interior e a capacidade de ouvir o outro.

 

Grupo da Incerteza

Grupo da Solidão

Cerato

Para os que não tem autoconfiança, dificultando a tomada de decisões. Precisam da orientação dos outros. Ajuda a perceber e aceitar a sua própria certeza, ouvir a sua voz interior.

 
Scleranthus

Dificuldade em decidir entre duas situações. Não gostam de discutir os seus problemas com os outros e preferem carregá-los sozinho. Ajuda a percepção da sintonia fina, o equilíbrio e estabelece o eixo.

 
Gentian

Para as pessoas que tendem ao ceticismo, à melancolia, à tristeza. Para acúmulo de frustrações. Ajuda a resgatar o otimismo, a fé no sentido amplo e a confiança.

 
Gorse

Para aqueles que desistiram, estão resignados, desesperançados, sem reação.

Ajuda a trazer esperança e a perseverança.

 
Hornbeam

Trabalha a falta de força para continuar, para carregar o fardo. Os assuntos do dia-a-dia parecem ser muito difíceis de serem executados. Estados automáticos de abordagem da vida. Ajuda a despertar a energia interna e a disposição.

 
Wild Oat

Para quem tem ambição de realizar algo importante mas não sabe qual a direção. Dificuldade em escolher o que fazer. Ajuda o propósito de vida e a vocação.

 

Grupo do Desinteresse pelas Circunstâncias Atuais

Clematis

Para os sonhadores, que não se interessam muito pela vida. Quando a realidade está difícil viajam para um mundo idealizado. Ajuda no ancoramento, colocar os pés no chão, se ater à realidade.

 
Honeysuckle

Para pessoas que tem saudade do passado que não acreditam que voltarão a ser tão felizes quanto antes. Ajuda o desapego, a aceitação dos ciclos da vida.

 
Wild Rose

Para aqueles que são apáticos, resignados, para dores e mágoas tão profundas que já se conformaram. Ajuda a trazer o coração para a mente, alegria, conecta com o prazer, com a vida.

 
Olive

Para as pessoas que precisam se revitalizar. Para o estresse e cansaço. Ajuda a colocar limites, a regeneração de ânimo.

 
White Chestnut

Para quem tem dificuldade em manter um foco mental. Mente que não para, congestionada. Ajuda a manter a mente calma, clara, com discernimento.

 
Mustard

Para os que sofrem de melancolia, depressão, angústia, tristeza, sentimentos cíclicos sem causa conhecida. Ajuda a alegria de viver, a esperança e a fé na vida.

 
Chestnut Bud

Para quem tem dificuldade de observar e aprender com os fatos da vida, não param para experienciar a vida e repetem os mesmos erros. Ajuda nas funções cognitivas, facilita a percepção do que está vivenciando.

 

Grupo da Hipersensibilidade

Grupo do Desalento

Agrimony

Para quem esconde as emoções por trás de uma máscara de alegria constante sem falsidade. Realmente acredita que está tudo ótimo. Mas, são inquietas, preocupadas e até aflitas. Ajuda a auto-estima, a segurança e a trabalhar a honestidade dos próprios sentimentos.

 
Centaury

Para aqueles que não sabem dizer não, que se fundem com as necessidades dos outros. Ajuda a resgatar o auto-respeito e identificar suas próprias necessidades.

 
Walnut

Para aqueles que tendem a abandonar seus objetivos em algumas ocasiões. Ajuda a vivenciar positivamente processos de mudanças. Proteção contra influências externas, como opiniões.

 
Holly

Para aqueles que vivenciam sentimentos como ciúme, inveja, ódio. Ajuda na capacidade de dar e receber amor, a compreensão do ser humano através do perdão.

 
Larch

Para aqueles que não se consideram bons, capazes ou a altura de alguma situação. Ajuda a autoconfiança, no poder criativo, na expressão positiva do amor próprio.

 
Pine

Para aqueles que se culpam, sofrem muito por causa dos erros que atribuem a si próprios. Não se contentam com seus esforços ou resultados. Ajuda a fortalecer a capacidade de perdoar-se e trabalha a auto-aceitação.

 
Oak

Para aqueles que exageram na luta; trabalham e tentam tanto que não percebem os limites do próprio corpo. Ajuda a entender os limites e o auto-respeito.

 
Crab Apple

Para aqueles que acreditam que os ambientes e o próprio corpo devem ser imaculados, limpos e organizados ao extremo. Ajuda a resgatar o amor próprio através da purificação e da aceitação.

 
Willow

Para aqueles que acreditam que a vida é injusta, são vítimas do mundo ou de um destino. Ajuda a perceber a sua cota de responsabilidade no processo e a não levar para o lado pessoal, desenvolvendo uma postura positiva diante dos acontecimentos.

 
Sweet Chestnut

Para aqueles que se sentem desconectados da vida, com sensação de angústia e desespero. Ajuda a entender um propósito maior na vida, revigora, liberta da sensação de desespero.

 
Elm

Para aqueles com grande capacidade e responsabilidade mas, passam por momentos de incapacidade por pensarem que estão diante de uma tarefa acima das suas forças. Ajuda o fortalecimento da capacidade, da habilidade e estimula o vigor mental.

 
Star of Bethlehem

Para aqueles que sofrem de depressão, esgotamento quando se passa por experiências traumáticas e choques. Ajuda a trazer conforto, acalma as dores e as tristezas; resgata o equilíbrio.

 

Grupo da Preocupação Excessiva com o Outro

Chicory

Para aqueles que sofrem com apego extremo, possessividade; medo da perda, do abandono, do vazio interno. Tendência ao controle do outro pelo emocional. Ajuda a compreender que o amor não é barganha; trabalha o desapego, o amor incondicional.

 
Vervain

Para aqueles que sofrem de hiperatividade mental. Ansioso, subestima a própria saúde. Pode sofrer de insônias ocasionais, não desliga. Ajuda na autodisciplina, no reconhecimento das suas próprias limitações; acalma a mente, trabalha a humildade.

 
Vine

Para aqueles que são excessivamente autoritários… um líder com a autoridade em desequilíbrio. Ajuda a suavizar a fala e as ordens dadas; ajuda a perceber o outro e suas necessidades; ajuda a ouvir a opinião alheia.

 
Beech

Para aqueles que são muito críticos, rígidos e intolerantes. Ajuda a trazer tolerância para que enxerguem também o lado bom das pessoas; ajuda a julgar menos.

 

Rock Water

Para os rígidos consigo mesmos adotando padrões restritivos e mecânicos; pessoas que não podem falhar. Ajuda a trazer flexibilidade, maleabilidade, espontaneidade, permite viver o lado bom da vida.


Composto Emergencial

Rescue Remedy

Composto para emergências. E como toda fórmula, tem a sua sinergia peculiar. Trabalha a integridade de um sistema em risco. Para choques, traumas, perdas, acidentes, mal estar agudo, fraturas, crises alérgicas, epilépticas, choro convulsivo, queimaduras, etc. É composto por 5 essências:

Impatiens - trabalha o tempo através da paciência;

Cherry Plum - traz bom senso para lidar com o momento;

Star of Bethlehem - traz harmonia, conforto;

Rock Rose - força para lidar com a situação;

Clematis - traz a presença.

Representantes no Brasil:

Instituto Bach

www.institutobach.com.br

 

Sistemas Florais

Cursos     |     Atendimentos    |    Indicação de Fórmulas     |    Busca