Série de Cursos Florais e a Psicologia dos Mitos:
Florais para Deméter, Coré e Perséfone

EM BREVE - ONLINE E AO VIVO

Florais Para Deméter, Coré e Perséfone: Cuidando de Mães e Filhas

Sobre o curso

As funções e relações da mãe (Deméter) com a jornada da filha adolescente (Coré) até o desenvolvimento da mulher adulta
(Perséfone) é o tema abordado neste curso. Sempre relacionando os florais às atitudes e emoções consequentes dos comportamentos arquetípicos das relações mães e filhas e o desenvolvimento da psique feminina que vivencia esses processos.


Mães saudáveis cuidam, alimentam e protegem seus filhos, porém nem todas as mães, ou fases da maternidade, são assim. Existe uma dinâmica na psique feminina onde alguns processos importantes de projeção e desvinculação precisam acontecer. Mães que protegem demais podem comprometer o desenvolvimento psíquico dos filhos. Isso se revela particularmente forte na dinâmica com as filhas.

Através dessas relações e fases, aproximar dois entendimentos complementares: mães que por amarem demais acabam prejudicando o desenvolvimento das filhas; e estas que, recebendo um afeto exagerado podem desenvolver padrões consequentes da forma como entenderam e elaboraram esse afeto.


Enfrentamos essas questões no dia a dia do consultório, ajudando mulheres a romperem o vínculo excessivo com a mãe e desenvolverem suas potências; bem como, ajudando mães a libertarem suas filhas e desenvolverem outras fases das suas próprias vidas.


Entender essa dinâmica e associar as essências adequadas a esses comportamentos e etapas vai colaborar no exercício da terapêutica com florais, aprofundando o conhecimento na terapia floral na clínica e na psicologia das mulheres e suas relações.

É importante ressaltar que não se trata de patologizar emoções, sentimentos e comportamentos, muito menos fazermos diagnósticos, que não são da natureza da nossa prática. A terapia floral tem por fundamento básico tratar as subjetividades de cada indivíduo e não as patologias. Lidamos com a maneira única como cada um vive sua condição.

Como este curso vai colaborar nos seus atendimentos?

Nós que fazemos atendimentos com florais nos deparamos frequentemente com temas que se repetem nas queixas dos clientes. Esses temas podem ser maiores que as histórias individuais, muitos deles têm amplitude e profundidade de manifestação coletiva (comportamentos arquetípicos) porém, têm vivência e significado único para quem está passando pela experiência.

Quando entendemos que alguns temas podem ser universais, ajudamos nosso cliente a reconhecer que não somente ele vive essa experiência (pertencimento coletivo), porém isso se dá de maneira específica para ele (existência individual) através da sua singularidade.

Quando o cliente começa a lidar com esse quadro maior, de vivência coletiva, e a percepção da sua experiência individual dentro do tema, uma amplitude de consciência acontece. E quando nós, terapeutas, temos conhecimento do mito associado àquela queixa, também ampliamos nossa perspectiva sobre o tema, entendendo a dinâmica mítica que pode estar no enredo daquela vivência e podendo relacionar uma gama maior de florais a serem considerados nas fórmulas.

O que vamos ver?

Florais e fórmulas florais associadas as noções sobre:
• O mito de Deméter: comportamento de mães saudáveis e mães
devoradoras
• Coré: a fase adolescente e virginal na relação com a mãe
• Perséfone: a mulher adulta e a libertação da mãe
• Identificação, projeção e desvínculo necessário das filhas com a figura materna
• Mulheres e o “ninho vazio”;
• Princípio feminino e masculino (Anima e Animus)

Florais da Califórnia nas Fases do Desenvolvimento - 2024

Turma Manhã:
Sextas-feiras 9h as 12h
Turma Noite:
Sextas-feiras das 19h as 22h

Fevereiro: 02. 09, 16 e 23 
Março: 01,08, 15 e 22
Abril: 05, 12, 19 e 26
Maio: 03, 10, 17 e 24
Junho: 07, 14, 21 e 28

5 parcelas de R$350

Online ao vivo (horário oficial do Brasil) na plataforma Zoom

Certificado Ana Roxo Terapia Floral

INSCREVA-SE AQUI

Florais e a Psicologia dos Mitos são encontros e cursos livres sobre a prática clínica com os florais através das narrativas mitológicas. Começaremos com o curso Deméter, Coré e Perséfone e os florais no cuidado de mães e filhas e, na sequência, o curso Florais para Narciso. A ideia é, ao longo de 2024, agregar mais dois cursos com outros mitos na relação da terapêutica com os florais e, se possível, realizar algum encontro também sobre esses temas. 

Por que associar florais a mitos? 

Porque os mitos revelam os grandes temas e jornadas da alma, através de histórias simbólicas que trazem emoções, sentimentos e vivências universais, como amor, ciúme, heroísmo, traição, morte, paixão, renascimento e muitos outros.

Portanto, conhecer os mitos nos ajuda a colocar os nossos temas individuais numa perspectiva universal, dando outra visão da nossa existência e pertencimento coletivo nessas experiências e relações míticas, ampliando a nossa consciência, estimulando a reflexão e ajudando a integrarmos esses conteúdos.


Ao falarmos de jornadas da alma, estamos falando também de florais que são grandes auxiliares nesses percursos, verdadeiros sistemas medicinais para a alma. Ao vermos nossas vivências refletidas nas aventuras mitológicas, não só podemos revê-las e entendê-las numa perspectiva mais ampla, como considerarmos quais florais podem ajudar nos desdobramentos desses temas.

Quando estudamos os florais e na maior parte dos cursos em oferta, aprendemos as essências separadamente e associamos a alguns perfis psicológicos e comportamentos. E quando o cliente chega com toda sua bagagem, queixas e história, a dificuldade de aplicar o conhecimento sobre as essências que estavam todas segmentadas. Quanto mais complexas as queixas mais elaborado terá de ser o entendimento da aplicação das dos florais. Ao associarmos os florais nas narrativas míticas teremos que escolher as essências com a dinâmica acontecendo nesta narrativa, porém com muitas passagens densas e trágicas, o que deixa o pensar mais complexo na escolha dos florais. 

daffodil 1986313_1280

As palavras-chave associadas ao curso e aos florais que serão estudados são: amadurecimento, inocência, maternidade, manipulação emocional, independência, autonomia, liberdade, controle, medo, mãe boa/mãe má, amor, altruísmo, sombra, possessividade, vínculo, carência, abandono, transformação, individualidade, cuidado, nutrição.

AnaRoxo about-300x300

Ana Roxo tem mais de 20 anos de atuação clínica com florais.
•Filósofa pela Universidade Metodista, SP
•Especialista em Psicologia Junguiana pelo IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, SP
•Especialista em Psicossomática com abordagem Junguiana pelo IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, SP
•Terapeuta Floral pela Abreflor - Associação Brasileira das Terapeutas Florais
•Facilitadora da Healingherbs Bach Flower Remedies - Inglaterra
•Instrutora Credenciada pelos Florais de Minas
•Professora na Pós-graduação em Práticas Interativas e Complementares em Saúde - Heals Educação, Florais da Califórnia, 2022
•Há 20 anos com atuação clínica em São Paulo, Sorocaba e Online
•Ministra cursos de formação e aprofundamento em Terapia Floral

Veja perfil completo aqui.

Veja imagens de alguns cursos anteriores

curso2
curso3
curso1
curso4
curso2
curso1
curso3
curso4
curso6
curso5

Não realizamos qualquer coleta de cookies. Saiba mais sobre nossa política de privacidade clicando aqui.
© 2003/2023 - Ana Roxo Terapia Floral e Psicologia Junguiana - Todos direitos reservados - Máthima Ltda. ME