Florais e Emoções Femininas

Emocoes

Na Mídia:

Entrevista sobre florais e emoções femininas para a
Revista Vida Natural & Equilíbrio – Editora Escala – Out/201 – por Lila Oliveira.

A edição 54 da revista Vida Natural & Equilíbrio aborda a  Terapia Floral como aliada a algumas emoções femininas nas várias fases que nós mulheres passamos durante a vida. Numa entrevista realizada comigo e com outras colegas profissionais, a jornalista Lila Oliveira escreve sobre algumas essências florais que podem ajudar nesses momentos.
A entrevista fala de várias essências de diferentes sistemas florais, apropriadas para a tensão pré-menstrual e menopausa, e as emoções associadas a esses estados, como irritabilidade, ansiedade, vulnerabilidade, instabilidades emocionais, etc.

 

Matéria

Incertezas, carência e insegurança, acompanhada de problemas físicos, como dores de cabeça, inchaço e cólicas. Se você é mulher e tem entre 20, 40 e 60 anos, com certeza já gastou muita energia tentando se livrar desses companheiros nada agradáveis. Entre as centenas de práticas terapêuticas já desenvolvidas para enfrentar esses e outros desconfortos, a terapia floral está entre as mais procuradas. Isso porque as famosas gotinhas não são indicadas para tratar doenças específicas e sim, emoções e comportamentos em desequilíbrio, que, por sua vez,  podem estar relacionadas a várias desordens físicas, de acordo com a terapeuta Ana Roxo, de São Paulo.

 

Classificação das Essências
O sistema Flora de Bach é o mais conhecido – pelo pioneirismo do seu criador, Edward Bach, que norteou as pesquisas posteriores – mas existem muitos outros grupos de extratos de flores que atuam na resolução de conflitos internos relacionados a doenças. “Os  princípios florais foram pesquisados e organizados de forma semelhante mas, cada um tem suas peculiaridades. Os de bach por exemplo, baseiam-se em questões mais estruturais da personalidade, enquanto os de Filhas de gaia, desenvolvidos a partir de flores do cerrado brasileiro, trabalham amplamente as questões femininas”, explica. Ainda existem os Florais da Califórnia, Bush Australiano, saiote Germain, Minas e mais.

 

Turbulência Emocional:
Os florais são bastante úteis na fase mais crítica do mês para a mulher, que antecede o fluxo menstrual. para o maior incômodo físico da tensão pré-menstrual (TPM) – a cólica – a terapeuta indica o Chamomile do sistema californiano. Além de aliviar a dor, a essência traz equilíbrio e disposição , assim como o Feminais de Minas recomendado também para diminuir a dor de cabeça e a retenção de líquidos. Um dos mais populares entre os Florais de Bach, O Recue Remedy é outra opção para ajudar a combater a cólica.

 

A beira de um ataque de nervos:
As dores de cabeça, também característica desse período, costumam vir acompanhadas de alterações de humor. Então que tal acabar com essa tormenta com uma dose de Purpureum dos florais Saint Germain? Ele atua na desorganização emocional que se manifesta na TPM, afirma Ana Roxo. Dois florais da Califórnia, além do Chamomile, a profissional destaca o Apricot para atenuar a irritabilidade. O Magnólia, do mesmo sistema, é sugerido para mulheres que se sentem frustradas e vulneráveis. “Esse extrato trabalha sobre as questões como auto confiança e otimismo, evitando que os fatos sejam vistos de forma dramática e distante da realidade”. Bloqueio emocionais também podem ser sanados com a essência She Oak do Bush Australiano.

(…)

http://www.revistavidanatural.com.br/index.asp

Informações importantes:
. Florais não são medicamentos, são remédios para o autocuidado, de uso livre e sem efeitos colaterais (OMS).
. As essências florais trabalham pelo equilíbrio emocional e mental dos indivíduos, atuando no corpo físico por conseqüência desta harmonia;
. O tratamento com florais não substitui tratamentos médicos tradicionais ou vice-versa.
. As essências florais são melhor aproveitadas dentro de um tratamento terapêutico, embora a sua utilização circunstancial seja de grande benefício.

  • 5

    Avaliação

  • Avalie

Compartilhar

Também pode te interessar