Psicologia Analítica Junguiana

red_flowers

Carl Gustav Jung foi um médico psiquiatra suíço e criador da Psicologia Analítica Junguiana.  Inicialmente, se apoiou nos estudos de Freud mas, diferiu dando outro significado a libido e introduzindo o conceito de Inconsciente Coletivo, entre muitos outros conceitos e teorias. Ao longo da sua trajetória, Jung desenvolveu uma linha profunda de entendimento da alma humana e conseguiu que o seu vasto conhecimento sobre a psique dialogasse com os conhecimentos como mitologia, alquimia, mandalas, astrologia e conceitos espirituais. Estudos estes vanguardistas na época e absolutamente atuais para o mundo contemporâneo.

Lançou conceitos como:

Tipos Psicológicos e Funções (introversão, extroversão, sensação e sentimento) – que para ele eram expressões da libido como força vital e não somente impulso sexual, e que cada indivíduo tem um ou dois deles como dominante;

Sincronicidade – acontecimentos que se relacionam por significados e não pela causalidade. Vivência de dois ou mais fenômenos que coincidem de forma significativa do ponto de vista de quem experiência e que sugere um significado;

Inconsciente Coletivo – Freud conceituou o inconsciente individual que basicamente é composto de complexos e conteúdos reprimidos. Jung foi além e conceituou o Inconsciente Coletivo composto de imagens universais (Arquétipos) que constelam sentimentos profundos através da significação simbólica dessas imagens.

Arquétipos –  são conjuntos de “imagens primordiais” originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante inúmeras gerações e que são armazenadas no inconsciente coletivo.

A psicologia Junguiana é vasta e profunda e esses são apenas exemplos bastante superficiais de conceitos lançados por ele.

Filosofia

orange_flowers

Auxiliares da Terapia – O extenso conhecimento da Filosofia colabora com reflexões sobre as principais questões existenciais humanas no processo terapêutico.

Psicossomática

marigold

Auxiliares da Terapia – A psicossomática é um conhecimento que faz correlações entre os desequilíbrios emocionais e suas possíveis manifestações somáticas.

Auxiliares da Terapia

columbine_Vert_Dir

Não importa em qual área do conhecimento, a compreensão das motivações, intenções, impulsos e movimentos internos de um indivíduo quase nunca (ou nunca) é linear.

  • 5

    Avaliação

  • Avalie

Compartilhar

Também pode te interessar